O termo “micotoxina” identifica uma família de metabólitos tóxicos produzidos por fungos. Centenas de micotoxinas existem na natureza, porém apenas algumas são relevantes para a indústria agroalimentar: aflatoxinas, desoxinivalenol, fumonisinas, ocratoxinas, patulinas, toxinas T-2 e HT-2 e zearalenona.
Os animais que consomem alimentos contaminados com micotoxinas sofrem e desencadeiam um efeito dominó, resultando em grandes perdas econômicas em toda a pecuária. Além disso, a saúde humana é colocada em risco, ao consumir alimentos de origem animal contaminados. Esses compostos têm sido associados a várias doenças humanas e animais, sendo assim, uma grande ameaça para grãos e outras commodities.
As micotoxinas dizem respeito não apenas aos grãos, café, cacau, vinho e especiarias, mas também são relevantes para a indústria de laticínios, em especial pela presença da aflatoxina M1. Além disso, a preocupação tem crescido desde que novas toxinas e isoformas, nomeadamente micotoxinas mascaradas, foram descobertas nos últimos anos.
A Gold Standard Diagnostics oferece diferentes linhas de produtos para atender a todas as necessidades de análises, confiáveis e eficazes de micotoxinas em cereais, rações, vinho, café, especiarias, bem como seus kits ELISA de renome internacional para aflatoxina M1 em leite e produtos lácteos.
NOVO! Kit de teste rápido quantitativo de patulina para processadores de suco, produtores de alimentos infantis e laboratórios de alimentos que exigem tempos de resposta mais rápidos e resultados de testes quantitativos para patulina, uma micotoxina prejudicial encontrada em frutas, sucos de frutas e muito mais.
Principais benefícios de diferentes ferramentas de triagem de micotoxinas
B ZERO®: kits de teste ELISA para volumes analíticos baixos, sem curva de calibração; resultados em menos de 30 minutos
Celer®: kits de teste ELISA rápidos para triagem rápida. Todos os ensaios Celer® são validados no sistema ELISA automatizado Bolt.
I’Screen: kits de teste ELISA precisos de alta sensibilidade com baixos limites de detecção
Analitos
Aflatoxina M1
Aflatoxinas totais B e G
Desoxinivalenol
Fumonisinas
Ocratoxina A
Patulina NOVO!
Toxinas T-2 e HT-2
Zearalenona